sexta-feira, 15 de maio de 2015

APRESENTAÇÃO NA FACULDADE: "NATUREZA E SOCIEDADE"





A CRIANÇA E A NATUREZA




 FASE V - 5/6 anos/Educação Infantil

ÂMBITO: Conhecimento de Mundo

EIXO: Natureza e Sociedade

DURAÇÃO/TEMPO: 1  Dia



JUSTIFICATIVA :
    
                          O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo.

          Os conhecimentos derivados da ciências humanas e naturais deve ser voltada conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos- físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais ao conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e a possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam. 
         
         É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los. (RCNEI, Vol. 3/pg.163 e 166)



OBJETIVOS:

·         Saber o que é um vulcão.
·         Ampliar o repertório de experiências das crianças.
·         Instigar a observação dos fenômenos naturais.
·         Incentivar  a curiosidade das crianças.



CONTEÚDOS:


Natureza e Sociedade; conhecimentos de mundo e os fenômenos naturais.


MATERIAIS:


·         Argila
·         Detergente
·         Base de madeira
·         Guache marrom e vermelho
·         Areia verde
·         Cola branca
·         Vinagre
·         Bicarbonato de sódio
·         Corante vermelho


ESTRATÉGIAS:


        O Professor fará o levantamento prévio, do que os alunos sabem acerca dos vulcões iniciando uma conversa, mostrará imagens de vulcões. Em seguida irão para área externa da escola. Onde faremos a experiência do vulcão em erupção  para “Observação” e compreensão do conhecimento ensinado.


DESENVOLVIMENTO:


·         Ler sobre o tema “o que é um vulcão”.
·         Mostrar  imagens de vulcões.
·         Faremos a experiência do vulcão em erupção, na área externa da escola.



AVALIAÇÃO:


Será com um jogo: trilha educativa tema “O Que Tem No Vulcão”
assim o professor poderá identificar se o aluno realmente entendeu o que é um vulcão.







TRILHA PEDAGOGICA


                                                       








                                                       
VULCÃO




IMAGENS

                                  






















                                                                                                    













Nenhum comentário:

Postar um comentário